Cristina Matushita

Médica Nuclear

 

Nascida no Rio de Janeiro, Cristina Matushita passou boa parte da sua vida em Minas Gerais. Até os 18 anos, viveu em Belo Horizonte. Mudou-se para Pouso Alegre, no sul do estado, para cursar Medicina na Universidade Vale do Sapucaí.

Cristina Matushita tornou-se a Dra. Cristina em 2005. Já no ano seguinte iniciou sua residência em Medicina Nuclear na Nuclear MedCenter, clínica especializada em Medicina Nuclear que fica em Belo Horizonte.

 

Cristina Matushita, agora Médica Nuclear

Dra. Cristina concluiu sua residência e se mudou para os Estados Unidos em 2009. Durante todo o ano ela foi pesquisadora visitante no Instituto de Radiologia Mallinckrodt, da Universidade de Washington, em Saint Louis, estado de Missouri. Concluído um ano de muito aprendizado, ela retornou ao Brasil.

Dra. Cristina Matushita | Médica Nuclear

 

Ainda em 2009 ela conquistou o título de Especialista em Medicina Nuclear pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Associação Brasileira de Medicina (AMB/CBR) e o e o Título de Supervisora em Radioproteção pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Assim, ela começou a atuar no comitê científico da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN). Para fechar um ano cheio, Dra. Cristina Matushita foi convidada a retornar à sua cidade natal para trabalhar no mesmo lugar que nasceu: o Hospital Samaritano do Rio de Janeiro. Lá ela foi integrante da equipe da Profa. Dra. Lea Miriam da Fonseca.

Entre 2010 a 2014, tempo que ficou no Rio de Janeiro, a Dra. Cristina Matushita também atuou como:

  • Médica Nuclear da unidade do Leblon da Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI Leblon)
  • Professora substituta no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ)
  • Responsável Técnica e Médica Nuclear da ProEcho Diagnósticos, empresa especializada em diagnósticos por imagem e que fica sediada em Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Em 2013, a Dra. Cristina Matushita foi convidada para montar e coordenar o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Unimed Rio, atividade que exerceu por um ano já que, em 2014, ela foi convidada para ser a Responsável Técnica e Médica Nuclear do Serviço de Medicina Nuclear do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Inscer/PUCRS). Ela despediu-se do Rio de Janeiro e rumou para o sul, para formar e coordenar uma equipe com a qual atua até hoje.

 

A jornada no Sul do Brasil

Em Porto Alegre, entre 2017 e 2020, a Dra. Cristina Matushita conciliou suas atividades no Inscer/PUCRS, com sua atuação – também como coordenadora, Responsável Técnica e Médica Nuclear – no Serviço Nuclear do Hospital São Lucas, também da PUCRS..

Enquanto atuava no Inscer e no Hospital São Lucas, Dra. Cristina iniciou seu Mestrado em Clínica Médica pela Escola de Medicina da PUCRS, concluindo-o em 2018, mesmo ano em que se tornou Diretora Científica da SBMN para o biênio 2019-2020.

Concluído o Mestrado, Dra. Cristina começou, em 2019, sua especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências, oferecida pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em parceria com o Ministério da Saúde. Concluiu-a em 2020, mesmo ano em que iniciou outra pós-graduação – dessa vez em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUCRS.

Em 2021, a Dra. Cristina Matushita passou a integrar o Comitê de Mulheres em Medicina Nuclear da Sociedade Internacional de Medicina Nuclear e Imageamento Molecular, a SNMMI. No mesmo ano, foi reconduzida ao cargo de Diretora Científica da SBMN e também passou a atuar como Diretora de Patrimônios e Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), ambas funções para o biênio 2021-2022.

Nesse mesmo ano, a Dra. Cristina foi convidada para atuar como coordenadora, Responsável Técnica e Médica Nuclear do Serviço de Medicina Nuclear da Clínica São Marcos Diagnósticos em Joinville (SC). Assim, tanto a Dra. Cristina quanto sua equipe do Inscer/PUCRS passaram a atuar também em Santa Catarina.

Em 2022, a Dra. Cristina concluiu sua pós-graduação em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde e iniciou seu Doutorado em Radiologia pela UFRJ

 

Dra. Cristina Matushita | Médica Nuclear